A propósito...

... da polémica lei do tabaco, deixo uma pergunta para discussão:

Por que é que os fumadores quando fumam no carro não o fazem de vidros fechados? (quando viajam sozinhos, claro!)

Comentários

Anónimo disse…
Pensando bem nunca me tinha questionado sobre isto, mas à primeira vista parece pertinente.
Eventualmente porque os incomoda!
Não deve ser por o fumo se espalhar pelo interior do carro, e deixarem de ver a estrada, porque pelos meus cálculos, teriam de fumar de uma só vez 87,2 cigarros.
Defenitivamente, deve ser porque incomoda. Pois é exactamente isso que provoca a outras pessoas que, ou estão a almoçar ou no local de trabalho, e anda aquela nevoa no ar.

Já perguntei várias vezes, porquê fumar?
- Sabe bem.
- É um vício dificil de deixar.
- Bem! Então a seguir ao almoço. E na praia.

Não entendo. Até porque já exprimentei e para ser sincero, nada, não senti nada.

Quanto à "Lei" parece confusa, ainda não percebi se vou ter que ser eu a pôr o cliente que está a fumar, fora do establecimento comercial / local público interdito a tabaco.
Anónimo disse…
Realmente, ai está uma pergunta que gostaria de ver respondida!

Calculo que possa estar relacionado com o facto de ficar um cheiro nauseabundo quando se fuma no espaço minimo e fechado que é um veiculo automovel...
Mas fico curioso para ler proximas opiniões, proncipalmente se forem de fumadores!
Anónimo disse…
O problema para deixar de fumar é o vício psicológico, porque fumar está associado a rituais, hábitos, por exemplo ir com o vidro aberto. Cada fumador tem a sua mania, há quem acenda sempre o cigarro antes do café e quem o faça sempre depois de mexer o açucar :)
Estes rituais todos nós os temos em diversas ocasiões, são manias, pancadas, sei lá, mas quem é que ao longo do dia não associa a determinadas actividades uma panóplia de manias, coisas que faz sempre da mesma forma sem se questionar porque.
Mas voltando ao assunto do tabaco, o acto de abrir o vidro, sair do Metro e acender um cigarro, à noite beber um copo e puxar de um cigarro, acabar de almoçar e fumar um cigarro, sei lá a quantidade de actividades que inconscientemente nos "fazem" fumar um cigarro...
Bighel disse…
Eu já tomei a minha decisão: vou deixar de fumar tabaco em locais fechados… vou passar a fumar erva (mas da boa). Ouvi dizer que as coimas a pagar são mais baixas…

“Segundo o diploma, fumar em lugares proibidos obriga a uma coima que vai de 50 a mil euros. Por sua vez, a multa aplicada aos consumidores de substâncias estupefacientes proibidas situa-se entre os 25 e os 403 euros, de acordo com o Lei 30/2000, que define o regime jurídico aplicável ao consumo de estupefacientes.” In Correio Da Manhã (03-05-2007)

É estranho os trilhos que a nossa sociedade anda a seguir para atingir a sua perfeição...
Anónimo disse…
Bem jogado, dedepati!

Para quem não saiba o cannabis e a erva fazem muito menos mal a quem fuma e a quem está ao lado do que o vulgar tabaco. A hipocrisia da nossa sociedade e da nossa Lei continuam a achar que o tabaco (droga das mais letais que há) é uma arma que se pode usar livremente em público, prejudique ou não a saúde dos próximos.

Claro que não defendo o consumo de drogas (para mim, o tabaco deveria ser tão ilegal quanto a cocaína), mas se eu me injectar ou inalar num restaurante, não prejudicado o gajo do lado!
Anónimo disse…
Só para que fique registado.

Estive em Barcelona esta semana, e a lei anti-tabaco, parece estar a funcionar. Dentro de estabelecimentos não existe ninguem a fumar e na rua, se vi 20 pessoas a fumar, numa semana foi muito.
Que tal aproveitar os bom exemplos dos outros.
Ruca disse…
Posso dizer que quando fumo dentro do carro, abro a janela para deixar sair o fumo e para deitar a cinza para a estrada. Basicamente para n deixar o cheiro do tabaco no carro, apesar de ficar... Pq o faço? Não sei, sabe-me bem... Quanto á Lei do Tabaco, concordo plenamente, mas atinem-se, não se pode fumar,já se pode fumar,ah, pera é só ali ou afinal é acolá, e agora voltou tudo ao mesmo!!! Já agora, a quem é que me queixo se vir um agente da autoridade ( entidade que passa as multas/coimas aos individuos que tentam contornar a lei, suponho ) a fumar num sitio que é proibido? ;)

Mensagens populares