Os Feriados

Esses belos dias de descanso extra que aparecem ali durante a semana. Quando são colados ao fim-de-semana então, é ouro sobre azul! Muitas pessoas contam os dias que faltam até ao próximo feriado e isso funciona como forma de motivação extra para enfrentar mais uma jornada de trabalho. Alguns nem sabem qual o motivo do feriado, mas isso não interessa nada, o importante é não trabalhar! Curioso é que a maioria dos feriados são de cariz religioso mas cada vez existem menos pessoas a simpatizar com a Igreja, cada vez há menos católicos e praticantes então, mal se vêm! Para grande parte dos jovens a Igreja e a Religião não lhes diz nada mas o feriado, esse já é sagrado! É interessante notar que embora a razão pela qual é feriado naquele dia passe ao lado de muitos, todos o gozam! Será que é justo?? E se os feriados religiosos fossem apenas para aqueles que provam que de facto aquele dia lhes diz alguma coisa?

O mesmo se aplica, claro está, aqueles que elegeram Salazar o maior português de sempre! Vão ficar em casa no 25 de Abril????

Comentários

PMarques disse…
Não só o 25 de Abril como já agora o 1º de Maio! Eu concordo com o que dizes e sou pessoa para assumir trabalhar nos feriados religiosos (por louco que possa parecer). No entanto gostaria de sugerir feriados civis, para contrabalançar com os religiosos! Dia do cozido à Portuguesa! Dia da Música! etc, etc! :-)
Anónimo disse…
olha eu sinceramente n concordo muito c isso de só quem é religioso é que deveria gozar os feriados.... como também não concordo que a maior parte dos feriados sejam religiosos...pk? só os feitos religiosos é que têm direito a ter um feriado?
qnto ao salazar considerado o melhor portugues de todos os tempos... tb acho piada..... onde é que estava essa malta que votou nele no 25 de abril?
esquecem se do que passaram antes disso? de como viviam nessa época?
eskecem se depressa....
Anónimo disse…
A verdade seja dita, os feriados sejam de que cariz forem, sabem sempre bem, e o resto é conversa...
De resto não vão agora querer que o português deixe de gozar algo que ja tem por adquirido, isto de andar de cavalo pra burro não pode ser, ja chegam os impostos e a euribor que não para de subir!!!

Não se arrajam por ai mais umas folgas, assim estilo dolce-farniente? ;)
Dedepati disse…
Para esclarecimento publico: Eu não sou contra os feriados, nem quero q passem a ser gozados apenas por que é católico convicto! Apenas lancei o tema para discussão! :)
Anónimo disse…
Está instalada a confusão, na cabecinha dos portugueses, o que também me parece que seja normal. Senão vejamos:
Feriado Religioso ou não, não é isso que preocupa, até porque já há tanta gente a "fazer" feriado, durante os dias normais, que mais um feriado, desta feita para quem trabalha, não me parece mal. A questão é: Feriado, porquê?
Páscoa = Ovo de chocolate + Coelho.
Bem, ovo ainda compreendo, simbolo de fertilidade, de (re)nascimento neste caso, agora coelho, mas o coelho nem põe ovos, se fosse uma galinha, ou uma pata. Lá esta, ninguém perceber o que estamos a celebrar.
Outros acham que é pelo Senhor.
- Qual Senhor?
- Não sei, é um Senhor!!
- Ah! Está bem. (estes estão quase lá).

Feriado de 25 de Abril (mais um enigma).
- Existem os que julgam ser o dia logo a seguir ao 24 e antes de 26.
- Os que já se esqueceram o que foi.
- E os que julgam ser o iventor daquele utensílio de cozinha, que serve para rapar o tacho ou a forma dos bolos. O que até não seria mau de todo.

A conclusão que retiro disto é que, os 41% de votos de António de Oliveira Salazar, foram atribuídos por estes últimos, os que pensão que foi um inventor de um rapador de tachos.

Realmente alguns de nós são mais bolos!
Anónimo disse…
O Salazar venceu num concurso que se não tivesse sido aquela maldita cadeira e uma brincadeirinha parva e continuasse ele nos comandos do nosso tão democrata pais onde se lêem cartazes a dizer "boa viagem" para os imigrantes, porque já não é vivo. A ironia disto está no facto de que se ele fosse vivo (coisa impossivel nesta altura, mas vamos supor) talvez este concurso fosse censurado e ele garantidamente era o vencedor. E apenas os outros concorrentes não seriam presos por ousar desafiar o ditador em termos de grandeza porque infelizmente já não se encontram entre nós. Mas o tuga é um povo que esquece rápido ou se não viveu certos momentos de terror, optam por olhar apenas para as poucas coisas boas que havia naquela altura. Maldita a hora que os portugueses que votaram no Salazar fizeram zapping e pararam de votar nos "big brothers" e o "mais ou menos giras e os gajos que tem a 4ºclasse". Quanto aos feriados, se formos por essa logica de ideias, os imigrantes que não são portugueses não podiam festejar o 25 de abril, o 1º de maio, o dia de Portugal porque nada da historia portuguesa lhes diz respeito e a maioria tem tradições diferentes das portuguesas. Um bem haja:P
Vocês são todos PS não são? =P Ou isso, ou não querem perceber que as pessoas que votaram Salazar, não têm nada a ver com as suas ideologias políticas, nem com qualquer tipo de ligação fascizóide de extrema direita. Apenas, se calhar, se sentem como eu, frustrados do rumo a que este nosso país está a tomar: fecham maternidades, fecham urgências, não se sabe quem é que é licenciado ou não, corta-se com o orçamento para o Ensino Superior Publico (eu era bolseira e deixei de o ser, não me reduziram as propinas: paga P€%@!! é o que muitas pessoas pensam), fecham-se empresas, aumenta-se o desemprego, despedem pessoal, não há segurança (ainda bem que todos vós se sentem mais seguros agora, do que antes do 25 Abril- EU não me sinto segura quando saio à noite, por exemplo). Credo! Mas por favor, pensem um pouco nestes argumentos antes de dizerem que as pessoas são salazaristas... Já agora, quantos d vós sabiam quem era o Aristides de Souza Mendes? A maioria dos meus colegas de faculdade (23 a 26 anos) não sabiam quem ele era... Sinceramente, só se sabe dizer mal, mas ninguém parece dizer nada de mal, mas de jeito.

PS- Dedepati, utilizei o teu post para libertar não só o mau génio, como para tentar abrir as mentalidades das pessoas.

PS 2- Não me levem a mal, mas tenho ouvido coisas horrorosas, do tipo: "a gente dessa raça é que eu não assento"- isto vindo de uma senhora branca, com idade para ter mais do que duas vezes a minha idade em juízo... fora outras barbaridades, anti fascisitas, ou anti democraticas! Irra! Fiquei possessa agora! =(

Sorry once again
Dedepati disse…
Clau, em resposta ao teu comment:

O meu post não tem nada a ver com filiações políticas ou fascismo ou anti-fascismo. O assunto principal do post refere-se aos feriados e não a Salazar! Não vivi nessa época por isso não posso falar com certezas, mas daquilo que me contam parece-me que haviam mais coisas más do que boas, por exemplo, se ainda vivessemos no tempo de Salazar este blog não existiria e tu não poderias descarregar nele o mau feitio nem dizer metade das coisas que dizes no teu sem ser penalizada! Atenção: isto não quer dizer que tenha ficado chateada com o teu comment. O objectivo deste blog é receber opiniões de outras pessoas que não têm de concordar comigo, antes pelo contrário, pois assim permite-me também aprender vendo as coisas de outra perspectiva. Não sou a favor nem contra o governo porque infelizmente todos falam muito mas pouco fazem pelo país quando estão no poleiro. Quanto às pessoas que votaram em Salazar naquele programa permite-me que discorde contigo. Não consigo perceber como é que se elege um ditador como o melhor português de sempre. O programa já não era brilhante mas penso que de entre os outros candidatos haveria com certeza um melhor escolha, embora estivessemos a comparar alhos com bugalhos! De qualquer forma obrigada pelo teu comment e vai aparecendo mais vezes! :)
Anónimo disse…
OH MEU DEUS.....O PAÍS ESTÁ MALI MALI MALI
Os feriados nacionais rulam! Por exemplo, esta tarde há tolerância de ponto não há?? Olhem que não.. eu vou começar hoje a trabalhar de borla no Museu Geológico na Rua da Academia das Ciências, passo a publicidade (VISITEM!), e geólogo que é geólogo não faz tolerância de ponto. Mas também, geólogo que é geólogo não derrete à chuva, não sente o calor do Sol, não tem vertigens, enfim.. mitos... Viva a Páscoa! Muitos ovos no sapatinho!
Anónimo disse…
Voltando ainda aos feriados, acabo de constatar uma coisa. Acho que nunca mais vou gozar um feriado que calhe a meio da semana. Estou completamente partido. Desde terça feira que não tenho um tempinho de folga. "Olha faz isto." "Já tens aquele print." "O trabalho do não sei quê, já está pronto?" MEN, DESLARGA TRACINHO ME!!!

Ainda bem que amanhã é fim-de-semana..... mas então e segunda?! Ou não!!!
Ruca disse…
Deviam ter votado no Afonsinho, assim sempre dava "pa andar á porrada" LOL Quanto ao Salazar, concordo contigo, existiam coisas más e boas, mas continuo a achar que ele queria o melhor para a nação, e não o melhor para ele. Eram outros tempos, outras têndencias! Que o homem era um visionário e que Portugal era um País rico, ai ninguem pode negar! Quanto aos critérios das outras pessoas, não posso responder por elas. Quanto ao teu post, e é isso que realmente interessa, nunca me tinha chamado á atenção tal pormenor. É ridiculo, sendo eu uma das tais pessoas, que acha a religião uma cena completamente parva e sem sentido. Mais verdade me parece ser o Codigo D'Vinci do que um maluco a andar sobre a água. A cena de darem nome de santos ou de supostos milagres, ás pausas que acontecem periodicamente, é ridicula, não tem cabimento. Não seria muito melhor, e isto é apenas uma sugestão, criarem essas mesmas pausas, mas com sentido? Por exemplo, o dia mundial da Luta contra a sida! Bolas, é uma cena mundial e é um flagelo das sociedades deste nosso mundo. Porque não tirarmos esse dia para nos consciencializarmos-nos, todos, em prol do bem da humanidade? Tudo bem, não vamos trabalhar, mas vamos aprender qualquer coisa sobre o assunto... Ou seja, tambem passa por nós!!! Mas o que acontece, é que ninguem liga a isso, e o mais provavel, era encontrarmos os centros comerciais cheios e os cafés! Ou seja, tudo iria ser igual ao que está implementado, por isso, se for pa "cagar" no assunto, prefiro "cagar" no senhor que anda sobre a água ( já existiam efeitos especiais á 2030 anos atrás só que ninguem sabia o que era ) do que em coisas sérias e que me fazem pensar!!!!

Mensagens populares