Qualidade de Vida

Um amigo acabado de chegar de Amesterdão comentava que às 16h os jardins se enchem de gente pois todos saem cedo do trabalho. Nós por cá também enchemos os jardins (quer dizer, nós é mais Centros Comerciais), se fizermos parte daquele número engraçado de desempregados que existe em Portugal, caso contrário, mal vemos a luz do dia! A maioria de nós sai de casa cedíssimo, passa horas no trânsito e depois passa o dia enfiado num escritório em frente a um computador. Almoça sempre nos mesmos 2 ou 3 sítios e ao final do dia (às vezes, muuiiiittooooo ao final) volta para casa, apanhando mais umas horas de trânsito. Tornou-se banal (pelo menos no meio onde eu trabalho) fazer horas extra (não remuneradas, claro!) e se houver uma alminha que tente sair às 18h é olhado de esguelha e ainda lhe dizem que está a sair mais cedo! O curioso é que mesmo passando horas e horas no local de trabalho, a produtividade continua a ser baixa mas isso não é posto em causa, o importante é estar lá, passar lá muito tempo! Não seria mais proveitoso se pudéssemos ter mais tempo para fazer as coisas que gostamos, para estar com a família, com os amigos? Será que isso não se iria traduzir numa maior motivação e consequentemente num aumento da produtividade?

Comentários

Anónimo disse…
No meu caso, tenho um amigo que trabalha em Amesterdão, está lá desde 2003, numa empresa de publicidade, Wieden+Kennedy. Primeira coisa que lhe disseram: "nine to five", depois mostraram-lhe a sala onde ia trabalhar e o material: computador; maq. fotográfica digital; câmara de video; e para ele se ambientar ao tipo de cliente que ia trabalhar, a decoração da sala era feita com os últimos modelos de tenis nike, que ele até podia usar no seu dia a dia. Vida difícil...
Tinha uma bicicleta e 4 meses para fazer uma campanha, mas daquelas... das boas!
Eu, nas mesmas condições, tb numa multinacional, mas em Portugal, tinha que ter sorte para que naquele dia mais nenhum colega fosse fazer uso da maq. digital, entrava às 9 e não sabia se saía nesse dia ou no dia a seguir. As campanhas eram para amanhã ou então para depois de amanhã.

Fins-de-semana? Mentira!
Cinema? Impossível.

Isto para dizer que produtividade não é sinónimo de bom ordenado e bons carros (tb ajuda, mas não é tudo), mas sim ser reconhecido, estarem lá para o bem e para o mal, criarem condições para uma sociedade evoluída.

Se mal pergunte: Alguémm acha que um funcionário que ganha 385€ por mês e trabalha 8 ou mais horas, pode ser produtivo? Eu também não era.

Relativamente aos jardins, também estão cheios, mas de lixo.
papalagui disse…
Sem dúvida um local onde acima de tudo é muito bom viver. A anos luz do que acontece no nosso país e sobretudo em Lisboa.
Ruca disse…
O Português é ganancioso!!! Principalmente o Português patrão!!! Não importa a qualidade, mas sim a quantidade, dai aceitarem trabalhos atrás de trabalhos, e darem prazos daqueles tipo para ontem, ao cliente, de modo, a garantirem a vitória nesse negócio. Depois, é dizerem ao "escravo" que tem de acabar aquilo o mais rapidamente possivel, e o coitado, porque está a recibos verdes "since" 1993, ter de o fazer com medo de ser posto a andar. Curiosamente, na construção civil, por exemplo ( serve de exemplo muitos mais tambem )Um empreiteiro honesto cobra dois mil, enquanto um corrupto cobra 6 mil, sendo esse dinheiro usado para contratar o honesto, 2000 pa ele próprio e ainda 2000 para o cliente, o ainda mais corrupto ( na maior parte destes casos, o autarca ). É este o pais que vivemos infelizmente!!!

Mensagens populares