Clareza e objectividade

Certo dia, quando estava a preparar-me para almoçar na bela cantina do trabalho, reparo que não há colheres de sobremesa. Dirijo-me à Sra. que recebe as senhas e digo: "Boa tarde, não há colheres de sobremesa!" Ao que a Sra. me responde: "Pois não, só há grandes." Confesso que fiquei uns segundos a digerir aquela resposta pois noutras ocasiões, a mesma frase dita por mim, desencadeia no receptor da mensagem outro tipo de reacção: ir buscar os talheres em falta! Fique a reflectir sobre o assunto e concluí que afinal o problema deve ter sido meu, pois não me dirigi à Sra. de uma forma clara e objectiva. Em vez de afirmar que não haviam colheres de sobremesa, deveria ter pedido à Sra. uma colher de sobremesa, afinal era isso que eu queria. A Sra., por seu lado, foi extremamente simpática, ao contrário do que inicialmente pensei, ao dar -me razão e confirmar que a minha observação estava correcta.

Comentários

Mensagens populares